sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ilha do Mel (Paraná)



Restaurantes e pousadas na Ilha do Mel
Turista gosta de boa mesa. E aqui a fartura já começa no café da manhã. Na ilha do mel, no litoral do Paraná, hotéis, pousadas, bares e restaurantes aplicam o programa qualidade na mesa.
O Paraná é um exemplo do Brasil. Ele é versátil. Quem mora no interior, em cidades como Londrina ou Maringá, e viaja para o litoral no fim do ano pode visitar Vila Velha, que fica em Ponta Grossa, comer polenta branca em Santa Felicidade, em Curitiba.
Pára em Campo Largo e toma um pouco de vinho, além de poder almoçar em Antonina ou Morretes e se deliciar com o Barreado, comida típica da região, feita de carne cozida na panela de barro, junto com outros temperos. Se quiser, pode parar em Paranaguá, cidade portuária do litoral paranaense, e experimentar comidas exóticas, como a ostra crua e o caranguejo cozido.

Depois do caminho gastronômico, o turista pode escolher em qual praia irá descansar. E geralmente o roteiro escolhido é a Ilha do Mel. O arquipélago é reduto dos moradores praianos durante o ano, mas no verão é tomado por turistas do mundo todo que vão para conhecer os segredos da ilha.

Praias calmas, contato direto com a natureza e tranqüilidade fazem as cinco mil vagas lotarem a região. Há fila de espera o verão todo, já que o número de visitantes não pode exceder o limite máximo. Ilha do Mel é um local estruturado para receber os turistas, mas em sua grande maioria fica em barracas nos camping à beira mar.

A ilha oferece também inúmeros restaurantes com comidas típicas da região, além dos já citados, vale a pena provar o peixe recheado com farofa, assado em folhas de bananeiras, iscas de filé de “salteira”, arroz tropeiro, camarão na moranga, bolinho de bacalhau e, claro, a casquinha de siri recheada. Para beber, côco gelado é a melhor opção, pois além de hidratar, é ótimo para a saúde. Pode degustar das cachaças artesanais e das bebidas locais, como o destilado servido dentro do bambu.

A Ilha do Mel é uma ilha brasileira situada na embocadura da Baia de Paranaguá, no estado do Paraná.
A ilha do Mel é um ponto turístico de muita importancia no estado do Paraná. Muitas pessoas consideram que a ilha tem as melhores praias do estado. A ilha, fazendo parte do município de Paranaguá, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e possui um restrito programa de manejo. Não é permitida a tração animal ou a motor na ilha. Existem muitas áreas onde não é permitida a presença de visitantes. A ilha possui quatro pontos turísticos de destaque: Ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul as Encantadas.

A Ilha do Mel localiza-se no Oceano Atlântico Sul e situa-se à 15 milhas do Porto de Paranaguá, tendo seu ponto mais próximo do continente à 2,5 milhas (cerca de 4 km) de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná, litoral do estado do Paraná, Brasil. São 2.585 hectares de área composta por sistemas de restinga e Floresta Atlântica protegidas e destinadas exclusivamente à preservação integral da flora e da fauna, de um total de 2.762 hectares (35 km de perímetro). Sua Estação Ecológica com 2.240 hectares, tem o objetivo de preservar o meio-ambiente e é vedada a entrada de pessoas não autorizadas. Na Reserva Natural, com 345 hectares, é admitida a existência de trilhas, desde que não afetem a paisagem. Já, a Zona de Ocupação tem 120 hectares. Há cem mil anos, o nível do mar estava aproximadamente à 120 metros acima do atual. Nesta época, os morros da Ilha formavam um arquipélago. De lá para cá, o mar recuou e avançou várias vezes. Essa sucessão de eventos formou a Ilha do Mel como é vista hoje, com formação de terraços, cordões litorâneos e dunas. A areia marrom que se observa nas praias do Farol e de Nova Brasília tem cinco mil anos e sua coloração deve-se à presença de matéria orgânica. O ponto mais alto da Ilha do Mel, localiza-se no Morro do Miguel (Morro Bento Alves), com 151 metros. O clima é de transição entre o tropical e o subtropical, super-úmido, sem estação seca e sem ocorrência de geadas. - Temperatura média: máxima 31º mínima 13º - Temperatura média da água: verão 21º inverno 17º - Dias de sol/ano (média): máximo 166 mínimo 133 - Chuvas (média em mm/ano): máximo 3250 mínimo 1750

fonte: http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário: