sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Antonina Paraná



Antonina é uma histórica cidade situada no litoral do Paraná, tem muitos casarios históricos, e fica localizada na baia de Paranaguá, é uma cidade bem tranqüila. O centro da cidade pode ser conhecido tranquilamente a pé em uma manhã. Por ser uma cidade a beira mar, é um lugar ótimo para saborear peixes e frutos do mar. Além das atrações históricas o que atrai viajantes para o local também são algumas atrações naturais entre elas o Pico do Paraná com cerca de 1962 metros de altitude o mais alto pico do Sul do Brasil, que se localiza entre a divisa de Antonina com a cidade de Campina Grande do Sul.

Principais Distâncias
Curitiba ………………………… 80 km
Paranaguá …………………….. 55 km
Morretes ……………………….15 km
Foz do Iguaçu …………………715 km
Londrina ……………………… 450 km
São Paulo ……………………… 445 km

Ponta da Pita: lugar com formações rochosas e bom para lazer como mergulho e pescaria. Tem interessantes formações rochosas. Localizado no bairro Itapema. Próximo da Ponta do Pita tem também a Prainha que vale a pena a visita.

Pico do Paraná: Possui 1962 metros de altitude, sendo o mais alto do Sul do Brasil. O pico faz parte do roteiro dos amantes do montanhismo. É o ponto culminante de Antonina, sendo o seu acesso feito pela cidade de Campina Grande do Sul.


Antonina, localizada na parte Leste do Paraná, é uma cidade que ainda possui seu casario colonial, por ruas estreitas e tranqüilas, desde sua fundação em 1714. Banhada pela Baía de Paranaguá, possui um porto.
A maior atração de Antonina é o rafting no rio Cachoeira, com uma descida de 3 km. Outros pontos turísticos são: a Usina Hidrelétrica Parigot de Souza, possui um túnel de pedra; Pico Paraná com 1962m; Prainha, área de lazer com águas calmas e elevações rochosas junto ao mar; Recanto do Rio Nunes, praia fluvial; Ponta da Pita. Na parte urbana: Estação Ferroviária; Fonte da Carioca, construída em 1867; Igreja do Senhor Bom Jesus do Saivá, do século XVIII; Igreja São Benedito, foi refugio de escravos; Igreja Matriz, fundada em 1714.
Ainda na segunda semana de Julho acontece o Festival de Inverno, com programação artística, feiras e oficinas.
O clima é Tropical, com temperaturas médias de 22ºC.


COMO CHEGAR
As principais rodovias são a BR-277 e PR-411.
Distâncias: Curitiba: 88 km, Morretes: 15 km, Paranaguá: 58 km
Fonte Imagem Antonina – PR : Portal da Cidade de Antonina
Principais Atrações:
Theatro Municipal: em uma das principais ruas do centro esta o Theatro construído em meados do século XIX. Localizado na rua Carlos Gomes da Costa.
greja Matriz Nossa Senhora do Pilar:
Estação ferroviária: sua arquitetura é bastante interessante, a estação foi muito importante na fase áurea da cidade quando Antonina tinha o quarto porto mais importante do pais. Hoje em dia abriga o Museu da Estação, cujo a finalidade é conservar obras de arte ou de valor histórico da cidade. E Ponta da Pita - Pico do Paraná.
encontra-se em um local alto no centro da cidade onde se tem uma bela vista da região. Foi fundada em 1714 e se confunde com a HISTÓRIA DA CIDADE.


A partir dos anos 80, Antonina, com aproximadamente 20.000 habitantes e privilegiada por suas atrações naturais, passa a consolidar seu perfil de cidade turística, berço de manifestações folclóricas e culturais, integrando seu potencial turístico à sua vocação portuária.
Em Antonina é possível visitar desde Igrejas históricas como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de São Benedito e Igreja Bom Jesus do Saivá. Também há o setor histórico com sua importância da arquitetura luso-brasileira e eclética com harmonia do conjunto formado por sobrados, ruínas e calçadas de pedra. Outros atrativos como a Estação ferroviária, o Complexo Industrial Matarazzo, o Porto de Antonina, o Bairro Laranjeiras e o Bairro Alto são interessantes.


O Pico do Paraná situado na divisa entre Antonina e Campina Grande do Sul, possui 1962 m, sendo o mais alto do Sul do Brasil, faz parte do roteiro dos aficionados pelo montanhismo. O Parque Estadual Roberto Ribas Lange integra a Área Especial de Interesse Turístico do Marumbi, região propícia a escaladas. Dentre os mais visitados, existem a Prainha, com 200 m de águas claras e vegetação rasteira, a Ponta da Pita, uma formação rochosa que avança para a baía é um agradável local de lazer, ideal para banhos, pescarias e piqueniques e o Recanto do Rio do Nunes, agradável praia fluvial.

Texto: Secretaria de Estado do Turismo do Paraná






Nenhum comentário: